Sobre o filme
Em meio às chamas do mais violento incêndio florestal que atingiu o Pantanal, o cineasta Michel Coeli testemunha de forma imersiva a luta dos animais por sobrevivência em busca de água e comida. Bombeiros e voluntários tentam minimizar os impactos do desastre enquanto enfrentam o fogo incontrolável e as burocracias do Estado.
​
“Sinfonia da Sobrevivência" é um documentário necessário e urgente, que propõe ao espectador refletir sobre a causa ambiental brasileira, em especial o caso do Pantanal e seu ecossistema, os grandes personagens do filme.
Embora a causa da preservação da natureza seja uma pauta importante nos dias de hoje, as florestas, rios e animais ainda sofrem com a exploração humana, o que demonstra a contribuição do projeto para a causa.
“Sinfonia da Sobrevivência" é um filme orgânico, filmado em primeira pessoa, que reforça o caráter testemunhal do diretor e conecta diretamente o espectador com os dramas existentes na região.
Michel Coeli é cineasta e fotógrafo, formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Criou e dirigiu a série "Que Mundo É Esse?” (GloboNews) e colaborou em projetos com a National Geographic, VICE, HBO e The Times, tendo filmado em mais de 50 países.
​
Registrou momentos marcantes, como as Guerras do Iraque, da Síria, da Ucrânia, a crise dos refugiados na Europa e questões ambientais como a caça de marfim no Kenya, a de baleias em Faroes Island e o projeto GreenWall na África, capturando a essência complexa e angustiante do mundo contemporâneo.
​
Seu curta "No Olho Do Furacão" sobre as manifestações no Brasil em 2013, ganhou destaque na empresa internacional e foi exibido no International Film Festival and Forum on Human Rights, em Genebra.
​
"Sinfonia da Sobrevivência”, seu primeiro longa metragem autoral, é um olhar sobre as devastadoras consequências dos incêndios no Pantanal.